Filosofia
Pensar é algo vago e de acordo com Descartes, outros animais podem ser seres humanos desde que pensem. Segundo Aristóteles se um homem não vive com ele mesmo e nem com outros hoemens, isso significa que homem deixa de ser homem como um ser.
Método de Descartes
Descartes foi o criador das regras do método, as quais se apresentam como uma solução que permite reorganizar nossos juízos, separando o que é falso do que é verdadeiro.
A busca da evidência: A primeira regra era a de não aceitar nenhuma coisa como verdadeira se não soubesse com evidência que ela era assim, consistia em evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e compreender em meus juízos apenas aquilo que se apresentava tão clara e distintamente.
A regra da análise: A segunda regra era a de dividir cada dificuldade que examinasse em tantas parcelas que fosse possível e que fosse requerido para resolvê-la melhor.
A regra da sintese: A terceira regra é a de conduzir meus pensamentos em ordem, começando pelos objetos mais simples e mais propícios ao conhecimento, para construir, pouco a pouco, como que por degraus, o conhecimento dos objetos mais compostos.
A regra da revisão completa: A quarta regra diz que, por fim, em todos os casos, é preciso fazer enumerações tão completas e revisões tão gerais que estivesse assegurado de não omitir nada.
Causas de Aristoteles
Para Aristóteles, a permanência e o movimento necessitam dessa teoria para que possam ser explicados: a teoria das causas do Ser.
Causa formal: É a forma ou essência da coisa.
Causa material: É a matéria de que uma coisa é feita.
Causa eficiente: É a origem da coisa.
Causa final: É a razão de algo existir.