farmacia estetica
A atenção farmacêutica é definida como modelo de prática farmacêutica desenvolvida no contexto da assistência farmacêutica com a interação direta do farmacêutico com o paciente, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis voltados para a melhoria da qualidade de vida. Entende-se que qualidade de vida não é somente a ausência de doença e que compreende também, dentre outros, fatores estéticos e psicológicos. A atuação do farmacêutico no tratamento de disfunções e patologias da pele exige, além da formação científica, a habilidade de comunicação com o paciente. O não seguimento da farmacoterapia prescrita pode levar a uma piora no quadro apresentado pelo paciente. O uso de antibacterianos tópicos ou orais na terapia da acne exige um cuidado maior no sentido de prevenir a resistência bacteriana à antibióticos.
Em especial, na área dermatológica, poderá haver o desenvolvimento de alterações psicológicas, devido ao aparecimento de lesões ou cicatrizes antiestéticas ocasionados pelo tratamento inadequado. Cabe ao farmacêutico acompanhar a terapia dos pacientes em tratamento da acne, identificando problemas relacionados ao medicamento (PRM), reações adversas ou contra-indicações, orientando o paciente quanto ao uso e cuidados na administração do medicamento. Acne
A acne é uma patologia da pele, definida como uma condição inflamatória crônica do folículo pilosebáceo que afeta principalmente o rosto e tronco superior. O processo de formação da acne envolve:
Uma hiperqueratinização folicular;
Formação de um tampão córneo, que retém o conteúdo sebáceo no interior da glândula, formando o comedão ou cravo;
O folículo ocluído facilita a ação da Propionibacterium acnes e leveduras como Pityrosporum orbiculare;
Esses microorganismos se desenvolvem e liberam proteases hidrolíticas que rompem o lúmem celular expulsando o conteúdo sebáceo para a derme.
Os