pesquisa realizada com os alunos sobre o aprendizado de Inglês em escola pública
Introdução
O presente relatório de estágio, realizado para a coleta de dados dos estudantes do Colégio Estadual Padre Antônio Vieira (C.E.P.A.V.), de Engenheiro Beltrão, teve como objetivo saber qual a visão que os estudantes têm em relação à língua inglesa e seu aprendizado, nas escolas públicas. Foram entrevistados 16 alunos e suas repostas estarão em seguida, no corpo do trabalho. Para facilitar as respostas e as comparações e análises das mesmas, as perguntas foram na maioria objetivas com alternativas, e com as respostas dos alunos, foram elaborados gráficos, para uma melhor visão dos resultados.
1- É possível aprender Inglês nas escolas públicas?
2- Por quê?
Os estudantes que deram resposta negativa à questão anterior, justificaram a resposta com o fato de que estão há muito tempo estudando e ainda não têm o domínio, por pensar que nunca precisará da língua, levando-se em consideração que só servirá para usar em outros países, pela dificuldade em aprender outra língua, o número de aulas, a distância da realidade do aluno, ou pelo simples fato de não gostar da língua.
Os que deram resposta positiva, alegaram que dependerá do interesse do estudante, do seu esforço, empenho da professora e do estudante em estudar além da sala de aula; alguns deram resposta positiva, porque gostam da disciplina e espera usar a língua no futura, e também disseram que se os alunos aprendem as demais matérias, inglês também é possível.
3- O que você gostaria de aprender bem nas aulas de inglês na sua escola?
4- Com que frequência seu professor fala em inglês nas aulas?
5- Você gostaria que a professora falasse mais em Inglês nas aulas?
6- Por quê?
Os estudantes que responderam "sim" à pergunta anterior disseram que é porque dessa maneira a sala pode aprender mais a pronúncia, a aula ficaria mais produtiva, pelo fato de ser importante