calcular dimensionamento eixo
A. I. Otsu, C.L. Freitas, C.R.Siqueira, G.C. Silva.
Orientadores: Professor Valmir Demarchi.
Universidade Santa Cecília – Coordenação de Engenharia Mecânica
Rua Osvaldo Cruz nº 255 Bloco M, sala 117, Boqueirão Santos – São Paulo Cep: 11045-100
Palavras-chave: Dimensionamento, Eixo, Chaveta.
RESUMO
Esta obra apresenta o desenvolvimento seqüencial para o dimensionamento de um eixo de secção cilíndrica e seleção de chavetas, sendo descrito um memorial de cálculo para a confecção de um eixo e formas adequadas para seleção da chaveta.
Especificamente o memorial de cálculo apresentado para o dimensionamento de um eixo de secção cilíndrica de uma bomba centrífuga, utilizando o seqüencial definido nesta obra.
A ABNT em sua Terminologia TB.11, define: “Árvore” peça geralmente alongada, que transmite potência por torção. “Eixo” peça fixa ou móvel em torno da qual gira outra, trabalhando apenas a flexão.
Portanto, o que difere uma árvore de um eixo é o carregamento do elemento. Observa-se, porém, que na vida prática, costuma-se empregar o termo “eixo” em substituição ao termo “árvore”.
As árvores e eixos, na maioria das vezes, apresentam seções variáveis, quer por questões de resistência, quer por questões construtivas ou de montagem.
As mudanças de seção, como se sabe, são causas de concentração de tensões e, consequentemente, devem ser projetadas corretamente, também para atenuar este efeito.
Também o carregamento nem sempre é perfeitamente determinado, pois os mecanismos estão sujeitos a choques e vibrações e suas influências não podem ser estimadas com precisão. Na maioria dos casos os esforços de torção são predominantes, mas a flexão , o cisalhamento e as cargas axiais poderão estar presentes e, muitas vezes, têm influência acentuada no dimensionamento. Caberá ao engenheiro de projeto analisar o caso concreto e a escolha das fórmulas e teorias a utilizar no dimensionamento. Há vários critérios para o