Pesquisa linguística
DISCIPLINA: LÍNGUA E CULTURA LATINA NA CONTEMPORANEIDADE
CURSO DE LETRAS
DOCENTE: NEUZA VAZ
Pesquisa
1- A palavra Substrato vem do latim substratu, us = "embaixo [sub] do estrato [stratu, us] ou camada". Entende-se também como a língua do povo dominado que sucumbe ao novo sistema linguístico de seus dominadores. Assim, essa língua inicial era um sub uso da nova língua. A palavra se refere também à algo que esteja embaixo de alguma camada. Apesar de no sentido amplo essa palavra ter essa definição, há diversas áreas em que “Substrato” tem outras significações. Por exemplo, na Biologia, a palavra significa um meio nutriente que serve de base para o desenvolvimento de um organismo. Na bioquímica, a palavra indica um composto químico que sofre uma reação catalisada por enzimas. Na Ecologia é a superfície, base ou meio que possa servir de suporte para organismos vivos. Na linguística, a palavra “substrato” se refere à uma língua de determinada área que foi substituída por uma outra, geralmente a de um povo invasor, mas que deixou traços ou vestígios nesta, e assim serviu-lhe de sub-strato.
2- A palavra Superstrato tem origem do latim superstratu= Camada linguística que, sobreposta a outra, por motivos de invasão ou colonização, se dissolve na língua do povo vencido, deixando, porém, seus traços específicos principalmente nos domínios do léxico (empréstimos), da fonética e da morfologia. Por exemplo, após a invasão dos Romanos, novos povos invadiram a Península, tal como os bárbaros germânicos e por isso, ainda hoje as marcas que esses povos deixaram são perceptíveis através de vocábulos deixados em nossa língua A seguir, apresentaremos alguns vocábulos de origem germânica e que se perpetuaram no português: Guerra, brasão, brecha, etc.
3- Adstrato é o nome dado ao fenômeno de uma língua coexistir com a outra, em que ambas as línguas se influenciam e sofrem influências. Sendo essas