Pesquisa Jurisprudencia Boa e Má-Fé
Direito da Propriedade
Prof. Gustavo Kloh
Alexandre Haguenauer, Camilo Saraiva, Daniel Aisengart,
Felipe Franco, Luiz Felipe Cardoso, Luiz Gustavo Teixeira
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE
Apelação Cível n° 2008.002169-9
EMENTA: CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE IMISSÃO DE POSSE. APELAÇÃO CÍVEL. PRELIMINAR DE IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO SUSCITADA PELOS APELANTES TRANSFERIDA PARA O MÉRITO. PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS PARA O MANEJO DA AÇÃO EM COMENTO. CONFIGURAÇÃO DE POSSE INJUSTA E DE MÁ-FÉ EXERCIDA PELOS APELANTES. RESSARCIMENTO QUANTO AS BENFEITORIAS NECESSÁRIAS. OBSERVÂNCIA DA REGRA INSERTA NO ART. 1220 DO CC. COMPENSAÇÃO QUE SE IMPÕE ENTRE AS ALUDIDAS BENFEITORIAS E OS LUCROS AUFERIDOS DURANTE A POSSE DO IMÓVEL LITIGIOSO PELOS APELANTES. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA DE 1º GRAU. CONHECIMENTO E DESPROVIMENTO DA APELAÇÃO CÍVEL.
“Se o ocupando do imóvel tem consciência de que ele pertence à TERRACAP, não ignorando o vício ou obstáculo que o impede de adquirir o bem, os atos que sobre ele exerce configura detenção de má-fé e, por isso mesmo, não enseja a retenção por benfeitorias ou indenização, posto ser tais acréscimos realizados por conta e risco do detentor.”
Apelação Cível nº 2006.007496-2
EMENTA: 1. PRELIMINAR DE NULIDADE DA SENTENÇA POR CERCEAMENTO DE DEFESA SUSCITADA PELA APELANTE – INOCORRÊNCIA – DESNECESSIDADE DE NOVA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO – AUSÊNCIA DE PREJUÍZO – REJEIÇÃO – APRECIAÇÃO DO AGRAVO RETIDO PREJUDICADA ANTE A SIMILITUDE DA MATÉRIA. 2. PRELIMINAR DE IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO SUSCITADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO – TRANSFERÊNCIA PARA QUANDO DA ANÁLISE MERITÓRIA DA DEMANDA. 3. MÉRITO – ENFITEUSE – AUSÊNCIA DE PROVAS DE SUA CONSTITUIÇÃO – ÔNUS DA APELANTE – DOCUMENTOS CONTRÁRIOS A ESTA, INCLUSIVE PROVA TESTEMUNHAL. 4. DIREITO DE RETENÇÃO – POSSE SEM JUSTO TÍTULO – INEXISTÊNCIA DE BENFEITORIAS NECESSÁRIAS – NÃO ENSEJA INDENIZAÇÃO POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO OBRAS REALIZADAS POR