Pesquisa empírica
DESENHOS DE CRIANÇAS
Aluna: Danielle Cavalli
Realizar trabalhos e experiências baseados em teorias nos fazem perceber e vislumbrar o crescimento e a percepção das crianças frente as aquisições e oportunidades de crescimento nesta área, que por muitas vezes é deixada em segundo plano , mas que é tão importante para as construções de sua própria vida. “Primeira tarefa da educação é ensinar a ver...” “É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo.” (Rubem Alves)
GUSTAVO SONDA DE GODOY 8 ANOS
APRESENTAÇÃO:
Gustavo Sonda de Godoy tem oito anos e esta no terceiro ano do ensino fundamental. Estuda na rede particular de ensino de Flores da cunha.Tem uma irmã de cinco anos que esta no Pré III da mesma escola. Gustavo é comunicativo e bem entrosado com os colegas na escola. É organizado e caprichosos com seu material e brinquedos, bastante ativo e rápido ao executar as atividades solicitas pela professora. Gustavo gosta de desenhar e demonstrou alegria e entusiasmo em participar da pesquisa. Costuma desenhar na escola, (normalmente duas vezes por semana), nas aulas de artes onde a professora proporciona atividades cópia, desenho livre, técnicas de desenho entre outras. Possui contato com o desenho em casa e é muito estimulado pelos pais.
FAZENDINHA o Realismo Intelectual Estratégias observadas Mudança de ponto de vista na casa, no galpão, na cerca, nos animais, nas árvores, nos arbustos, na Kombi e nas montanhas que foram desenhadas vistos de frente. A horta, o celeiro, o rio, a estrada, a ponte, os nós do tronco e a rede foram desenhados vistas de cima.
o
o
Observa-se desproporção da Kombi com relação ao restante do desenho.
A casa, as montanhas, os animais, foram representados como a cultura visual propõe. O uso da cor convencionado. é
o
o
CIDADE
Realismo Intelectual Realismo Visual O desenho da casa e de um dos prédios , vistos como a cultura visual