pesquisa empirica
A Pesquisa empírica ou de campo é a busca de dados relevantes e convenientes obtidos através da experiência, da vivência do pesquisador. Tem como objetivo chegar a novas conclusões a partir da maturidade experimental do outro.Assim podemos entender que a pesquisa empirica é recolha de dados a partir de fontes diretas (pessoas) que conhecem, vivenciaram ou tem conhecimento sobre o tema, fato ou situação e que, podem causar diferenciação na abordagem e entendimento dos mesmos, conduzindo a uma mudança, acrescimo ou alteração profunda, relevante que não distorça, agrida ou altere o conteudo principal mas sim que o enriqueça e transforme em conhecimento de fácil compreensão.É a pesquisa voltada, sobretudo, para a face experimental, vivenciada e observável dos fenômenos. É a que manipula dados, fatos concretos. Procura traduzir os resultados em dimensões mensuráveis. Por esse motivo, tende a ser quantitativa, na medida do possível. O seu grande valor é trazer a teoria para a realidade concreta. Não precisa coincidir com o mais relevante na realidade. Constrói modelos a partir de análises de experiências.
O que é Empirismo:
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam idéias. O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.
O termo tem uma etimologia dupla, a palavra vem do latim e também de uma expressão grega, mas deriva também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria.
O empirismo é uma teoria epistemológica que afirma que todo o conhecimento deriva da experiência e, conseqüentemente, dos sentidos. A experiência determina a origem, o valor, e os limites do conhecimento. Como teoria oposta ao racionalismo, critica a metafísica