Pesquisa Empírica
A PESQUISA EMPÍRICA: Procedimentos
Metodológicos
120
4.1- Introdução
Para compreendermos como as professoras levam em conta as idéias expressas pelas crianças, particularmente aquelas associadas ao erro, entendemos ser necessário investigar situações onde tais profissionais possam realizar atividades que estejam relacionadas à dimensão do pensamento prático do professor (Garcia, 1995;
Schön, 1995). Privilegiamos investigar o processo de elaboração do planejamento pedagógico como um conjunto de atividades que estão ligadas ao saber fazer e saber explicar o que faz. Buscamos criar situações que favorecessem a observação da maneira que as professoras consideram a participação/atuação das crianças no processo de ensinoaprendizagem. Isto é, buscamos verificar de que forma as professoras consideram as crianças – seus desejos, idéias, modos de ver e de se relacionar com os objetos de conhecimento –, quando fazem suas escolhas sobre temas, atividades e desdobramentos no trabalho pedagógico.
4.2- A Metodologia
Sendo o saber docente um saber prático que produz um conhecimento específico e ligado à ação (Garcia, 1995: 60), adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa pela possibilidade que traz ao descrever e analisar situações cotidianas, de realidades particulares (Gómez, 1995). Considerando, ainda, que o saber docente reside
[...] nas razões públicas que o sujeito apresenta para tentar validar, em e através de uma argumentação, um pensamento, uma proposição, um ato... etc. (Tardif e Gauthier, 2000:
15), escolhemos investigar a própria fala das professoras sobre suas práticas.
121
4.2.1- Instrumentos utilizados
Utilizamos como instrumentos de produção de dados:
−
Questionário, com questões fechadas e abertas, sobre perfil
profissional e escolaridade, e outras informações relativas à temática do curso − Educação Infantil, Educação em Ciências, planejamento (Anexo I).
−
Planejamento e Registro de atividades dos