2014 MTA PESQUISA TEORIA E PESQUISA EMPIRICA LILI
359 palavras
2 páginas
PESQUISA TEORIA E PESQUISA EMPÍRICAProfª Drª Liliana Farah de Almeida Prado
PESQUISA TEORICA: pesquisa dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos.
A teoria científica, por sua vez, é o planejamento de um sistema abstrato hipotético-dedutivo, que conforma uma descrição científica de um conjunto de observações ou experiências.
A teoria científica assenta em hipótese ou suposições verificadas por cientistas.
Ex: Estudos sobre o Big Bang, Teoria da Evolução de Darwin, Desenvolvimento do TC, etc.
PESQUISA EMPIRICA (ou pesquisa de campo): é a busca de dados relevantes e convenientes obtidos através da experiência, da vivência do pesquisador.
Tem como objetivo chegar a novas conclusões a partir da maturidade experimental do outro.
A pesquisa empírica é a recolhida de dados a partir de fontes diretas (pessoas) que conhecem, vivenciaram ou tem conhecimento sobre o tema, fato ou situação e que, podem causar diferenciação na abordagem e entendimento dos mesmos. Pode inclusive, conduzir a uma mudança, acréscimo ou alteração profunda, relevante que não distorça, agrida ou altere o conteúdo principal mas sim, que o enriqueça e transforme em conhecimento de fácil compreensão.
A pesquisa empírica lida com processos de interação face-a-face indo “a campo”, isto é, o pesquisador precisa inserir-se no espaço social coberto pela pesquisa. Necessita estar com pessoas e presenciar as relações sociais que os sujeitos pesquisadores vivem.
A pesquisa empírica possui duas metodologias possíveis:
1-Metodologia Qualitativa (pesquisa qualitativa)
Implica num processo de coleta de dados onde o pesquisador passa um tempo maior em contato com a realidade examinada, participando, observando, dialogando, ouvindo depoimentos, integrando com o espaço.
EX: Levantamento de tendências.
2-Metodologia Quantitativa (pesquisa quantitativa)
Implica num tempo de permanência com o