Ausência de Pesquisa Empírica
Ausência de Pesquisa Empírica na Produção do Saber Jurídico
Artigo apresentado a disciplina Direito e Linguagem, como um dos requisitos de avaliação. Orientação do prof. Clovis Araújo.
Por: Reinaldo Q. Marques Jr.
Salvador agosto/ 2010
Ausência de Pesquisa Empírica na Produção do Saber Jurídico
Reinaldo Queiroz Marques Junior1
Resumo: o artigo apresentou conceitualmente o que é uma pesquisa, suas fases e gêneros, dando um destaque especial para a importância da utilização da pesquisa empírica na produção do saber jurídico, tendo como pressuposto indagações e observações acerca de dados mensuráveis da realidade. Apontou, outrossim, caminhos para o desenvolvimento e implementação de pesquisas científicas, sobretudo, as pesquisas empíricas para uma maior utilização e efetividade desta através dos campos interdisciplinares do saber. Palavras- chave: Pesquisa, Pesquisa Empírica, Interdisciplinaridade, Pesquisa Empírica e Contexto Social. 1. Introdução:
O objetivo do presente artigo é demonstrar a importância da pesquisa empírica na construção do conhecimento acadêmico e principalmente do saber jurídico. Salientando que a ausência desta ferramenta dificulta não só o desenvolvimento de uma sociedade, do espírito científico, assim como o avanço do saber jurídico na tentativa de integração com os demais campos das ciências. Sendo assim, necessário se faz a conceituação de pesquisa e seu papel na produção do conhecimento científico, o entendimento acerca da pesquisa empírica e sua utilização no campo do Direito, assim como a apresentação dos possíveis caminhos a serem percorridos na busca da superação dessas deficiências através do