Pesquisa em Educação - Síntese
A observação precisa ser planejada e direcionada para que ela aconteça de maneira, organizada, sistematizada e que se tenha um objeto de estudo determinante a ser estudado, isto com local e espaço pré-estabelecido, e o registro sendo feitos diariamente.
A observação qualitativa permite a descobertas de novos problemas, tendo uma com a observação direta, por exemplo, e possível ter novos significados da realidade, com as coleta de dados, o pesquisador deve ter cautela, pois pode se envolver demais, ai pode levar a questão para um lado mais pessoal, e neste caso o estudo não efetua como se deve. A pesquisa pode ser de varias maneiras, tendo assim um observador que pode ser participativo, direto ou não direto, o tempo da pesquisa depende, pois varia conforme aspectos como receptividade, habilidade, e acesso aos dados. É preciso estar focado na pesquisa, tendo uma parte escrita e reflexiva, isto tudo envolve vários aspectos como tipos de descrições, reflexões, esclarecimentos e outros. O registro deve conter a local, hora, dia e período da observação, sabendo que cada assunto merece um novo parágrafo, um aspecto importante são as anotações que devem ser feita o mais próximo possível do momento da observação. A entrevista pode ser a interação entre o pesquisador e a pessoa que esta sendo pesquisada, sendo um momento em que consegue tratar de vários assuntos, a vários tipos de entrevistas, tem as que são estruturadas, semi-estruturadas e as não estruturadas.
O entrevistador precisa ser um bom ouvinte prestar atenção nas respostas de quem esta sendo entrevistado, estimulando a pessoa assim a dar mais informações, os dados pode ser registrados por gravação ou anotação, sempre respeitando a vontade do entrevistado, pois tem pessoas que não gostam da câmera, não se sentem a vontade, outro aspecto de extrema relevância e que o entrevistador precisa saber do que vai perguntar,precisa estudar antes, pois se