Semin Rio Unicamp
PPGE – PUC-PR
PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE: possibilidades das metapesquisas para a sistematização do conhecimento
Dario Fiorentini (FE/UNICAMP) dariof@unicamp.br Tipos de metapesquisa
- Revisão sistemática de pesquisas 1) Estado da arte da pesquisa (FIORENTINI,
1994) ou estado do conhecimento de um determinado campo de estudo (SOARES, 1989;
ANDRÉ, 2002).
Geralmente envolve um grande números de trabalhos e buscam descrever aspectos ou tendências gerais da pesquisa em um determinado campo de conhecimento.
O corpus de análise desse tipo de estudo é geralmente constituído pelos resumos das pesquisas. Tipos de metapesquisa
- Revisão sistemática de pesquisas 2) A metanálise - origem em estudos do campo da saúde e da agricultura, sendo um método estatístico de tratamento quantitativo de resultados de pesquisa ou de outros aspectos considerados relevantes. Surge pela primeira vez na literatura educacional na década de 1970 nos Estados Unidos e caracteriza-se como estudo integrativo de várias pesquisas sobre um problema ou tema Específico.
Tipos de metapesquisa
- Revisão sistemática de pesquisas 3) A metanálise qualitativa surge como modalidade de revisão sistemática de estudos de natureza qualitativa, podendo ser um estudo profundo, envolvendo um número reduzido de trabalhos investigativos.
Os resultados desses estudos podem ser integrativos, cruzados ou contrastados com o intuito de produzir resultados mais amplos ou gerais.
META-ANÁLISE QUALITATIVA
É uma modalidade de pesquisa que objetiva desenvolver uma revisão sistemática de um conjunto de estudos já realizados, sobre um mesmo tema ou problema de pesquisa, tentando extrair deles, mediante contraste e inter-relacionamento, outros resultados e sínteses, transcendendo aqueles anteriormente obtidos (FIORENTINI e LORENZATO, 2006).
Tipos de metapesquisa
- Revisão sistemática de pesquisas 4) A metassíntese surge na literatura internacional, no final da década de 1990, como uma
nova