Trabalho Educadores
1896-1980
* Síntese da sua teoria:
Teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.O pensamento infantil passa por quatro estágios desde o nascimento até o inicio da adolescência, onde a capacidade plena de raciocínio é atingida. Defendia a teoria de que o aprendizado é construído pelo aluno.
*Concepção de escola:
A transmissão de conhecimento é uma possibilidade limitada onde deveria ser procurada a atividade, ou seja estimular a procura do conhecimento. Educar crianças não se refere tanto a transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno. Deu importância aos processos individuais e internos de aquisição do aprendizado.
*Concepção de aluno:
As crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz.Elas não raciocinam como adultos, apenas se inserem gradualmente nas regras.
Ovide Decroly
*Nascimento- Morte
1871-1932
*Síntese da sua teoria:
As crianças aprendem o mundo com base em visão do todo. O trabalho das crianças não é uma simples cópia e sim representa de fato a expressão de seus pensamentos. O princípio de que um conhecimento evoca a outro, segundo ele a necessidade gera o interesse e só ele gera o interesse e só este leva ao conhecimento. O ensino deveria aproveitar-se das aptidões de cada faixa etária.
*Concepção de escola:
Uma escola centrada no aluno e não no professor, uma escola que preparasse as crianças para viver em sociedade ao invés de fornecer simplesmente a elas o conhecimento destinado a sua formação profissional. A escola oficina de Decroly trabalha com elementos reais, saídos do dia a dia.
*Concepção de aluno:
Viu a possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e assim aprender a aprender. O