pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência
ZAMBONI, S. Arte e Ciência. In: ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, S.P.: Autores Associados, 1998. p. 5-42
Zamboni como artista visual e fotógrafo publicou o livro “A Pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência” com o objetivo de definir, como o próprio nome do livro diz, relações entre arte e a ciência no mundo da pesquisa, ideia que se originou na dificuldade encontrada pelo autor ao tentar caracterizar pesquisa em arte ao trabalhar na recém-criada área de artes no CNPq em 1984.
Essa dificuldade pode ser percebida em diferentes áreas, como nas universidades, portanto a partir do momento em que a área de artes foi criada era muito importante definir critérios para organiza-la, e é exatamente isso que o livro tenta esclarecer. Ao se referir apenas as artes visuais, o autor tem a intenção de se limitar a esse tópico para que assim possa alcançar seus objetivos, afinal a história da arte, por exemplo, pode se basear na história para realização de um trabalho, diferente do campo da criação artística.
O livro deixa claro que existem artistas que trabalham de forma racional enquanto outros são mais intuitivos, afinal, o ser humano tenta sempre explicar o mundo que vemos com a lógica, principalmente na ciência, entretanto na arte o sensível e o intuitivo estão ligados à criação artística. São citados exemplos como Leonardo da Vinci e Faraday para, a partir destes deixar claro que arte e ciência possuem tanto a lógica quanto o sensível, como no exemplo dado: “O texto literário, por exemplo, muitas vezes traz consigo reflexões de caráter filosófico, (...) lógico, nem por isso impedem que a obra seja de arte”(p.9), ou seja, o caráter racional em arte existe do mesmo modo como na ciência, portanto para abordar pesquisa em artes deve se abordar paralelamente a pesquisa em ciências.
O autor afirma que a