pESQUISA eDUCACIONAL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA-FACEDI
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PESQUISA EDUCACIONAL
ESTUDO DIRIGIDO I
ITAPIPOCA-CE, MARÇO DE 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA-FACEDI
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PESQUISA EDUCACIONAL
ESTUDO DIRIGIDO I
1- Como podemos justificar a pesquisa educacional como o prazer de conhecer ou como uma expressão do conhecimento, segundo (MATOS e VIEIRA,2001):
Por nos permitir a aproximação e o entendimento da realidade que investigamos, e, além disso, nos fornece elementos para possibilitar nossa intervenção no real. Assim, pesquisar não representa apenas refletir e entender os fenômenos, liga-se diretamente a uma possível ação, que poderá ou não ser realizada. Na educação isso não é diferente. Com o intuito de visar nossa realidade, a pesquisa aparece ou deveria aparecer ligada ao ensino e extensão, pois a atividade em si sobre o que foi investigado nos faz refletir sobre o que é/foi investigado, acrescenta novas questões, proporcionando debates e, ao mesmo tempo, atualizando com a mesma crescente das produções.
2- Explicite seus sentimentos e vivências sobre a afirmação de BOCHNIAK (1992) quanto á insegurança que o educador traz consigo, julgando, algumas vezes, que é incapaz de fazer pesquisa:
BOCHNIAK
“ ele próprio se sente inseguro, incapaz de pesquisar porque não considera sua própria pratica pedagógica “digna” de viver a se constituir em objeto de pesquisa” (p.15).
A própria condição falha, carente de educação e ainda de difícil acesso torna o educando um agente inseguro e pouco desafiador, levando este sentimento de vivências e culturas para o seio de seus trabalhos enquanto professor. A pratica de pesquisa educacional deve ser estimulada não apenas a nível de educação superior, de extensão, mas na base, no conceito inicial de suas