pesquisa educacional
A educação recebeu diversas contribuições e influencias, assim, apresentaremos uma breve descrição sobre as principais linhas metodológicas e teóricas de pensadores que influenciaram a educação ate os dias atuais.
São os Pensadores:
-Friedrich froebel
-Maria Montessori
-Ovide decroly
-Jonh dewey
-Celestin freinet
Friedrich froebel
Froebel propõe que se trabalhe com as crianças oferecendo espaço para autoconstrução, pois, para ele, é a atividade que cria oportunidade para a elaboração de significados. Froebel foi o criador do jardim de infância, por sua atenção á crianças menores. Propôs um modelo de educação em que os alunos aprendem em contato com o real, com os objetos de aprendizagem, e com as realizações de reflexões. Propõe a auto-atividade, protagonismo infantil como fator de autoconhecimento e autocontrole; propõe o criar, sentir e pensar como forma de estabelecer conexões entre conhecimento e ação.
Pensamento: defendia um ensino sem obrigações,porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da pratica
-Maria Montessori
Montessori atribuiu grande espaço aos fatores biológicos, porem considerou que um meio favorável modifica traços herdados. Analisou que a educação tradicional modelava as crianças.Desenvolveu materiais didáticos com objetos definidos que provocavam a atividade manual e física, e ajudavam a organização interna das crianças.O matérial é de livre escolha do aluno e seu uso ocorre a partir do interesse e do ritmo de cada criança.
Pensamento:acreditava que a educação é uma conquista da criança,pois percebemos que já nascemos com a capacidade de ensinar a nos mesmos se nos forem dadas condições.
-Ovide decroly
A teoria não tem nenhum valor se a pratica não confirma-lá.as bases de suas teorias são biossociais,isto é , as bases do desenvolvimento da criança apoiam-se no curso natural de sua evolução,sendo necessário um meio enriquecedor para estimular suas