Pesquisa de Tópicos
1 – Crescimento econômico e crescimento de empregos. O crescimento econômico, na questão nacional, normalmente é medido pelo PIB (Produto Interno Bruto), já em casos de comparações internacionais é utilizada a paridade do poder de compra, que mede quanto uma moeda pode comprar nos países em questão, sendo então comparado o poder aquisitivo da população com custo de vida do país em questão. Então em decorrência do crescimento econômico existe o aumento do numero de empregos disponíveis, pois riqueza gera riqueza, ou seja, com o crescimento econômico parte da população aumenta seu poder aquisitivo, aumentando assim a demanda por produtos de maior qualidade, os quais as empresas devem produzir mais, necessitando assim de colaboradores.
2 – Crescimento e distribuição de renda. O atual crescimento da renda per capita fará com que o Brasil, em dezembro, passe a média mundial, US$ 11.200,00, o indicador de renda per capita é resultado da divisão entre as riquezas produzidas por um país e sua população. O fortalecimento da classe média e a diminuição da pobreza tornaram-se padrão no Brasil durante os últimos anos, mesmo assim quase metade da população tem a soma de suas rendas parecida com a da pequena parcela de ricos, sendo a causa deste as altas taxas tributárias impostas pelo governo, que não está transferindo a renda da parte rica para a pobre.
3 – Taxa de câmbio e sua relação com comércio exterior. A taxa de câmbio é o quanto uma unidade de moeda vale em unidades de outra moeda. A taxa de câmbio tem papel importante no comércio internacional, pois levando em conta o aumento no valor da moeda, certo país acaba por importar material ao invés produzi-lo, por ser mais barato, tendo este aumento de valor da moeda o país tem diminuição nas exportações.
4 – Balança Comercial. Balança comercial é a conta dos valores das importações e exportações entre países, podendo um país ter conta com saldo positivo com mais exportações que