Pesquisa de marketing
As Havaianas é uma marca que foi criada pela empresa Alparagatas em 1962, com a intenção de produzir um calçado similar ao Zori, que era um modelo de sandália japonesa, onde esse era feito de palha de arroz ou pedaços de madeira, mas o Havaianas era totalmente produzido de borracha.
O primeiro modelo do chinelo Havaianas era de cor predominantemente branca com cinco tiras de cores diferentes, visualmente era um chinelo barato e para pessoas pobres, perdurando por mais de trinta anos no mercado. Tendo conhecimento sobre a realidade em que se encontrava a marca, sentiu-se a necessidade de ampliar e mudar a imagem que a população tinha sobre a marca, segundo Assisa (apud RUI PORTO): “foram usadas duas estratégias básicas: alteração do marketing e da marca e releitura do produto”. Com a finalidade de ampliar o publico alvo e mudar o conceito da população em geral sobre a marca Havaianas, garantindo a qualidade do produto que já era um ponto de reconhecimento.
A principal mudança ocorreu em 1994 com o lançamento das Havaianas Top, que conseguiu atingir um novo publico sem perder o antigo, trazendo para o mercado uma mescla entre o tradicional e o moderno. Sendo o marco inicial de um continuo processo de mudanças que deslanchou quando o novo modelo apresentou apenas uma cor em todo o seu corpo tendo várias opções de cores, fazendo com que a empresa não parasse mais de inventar moda, o que teve o auxilio a partir daí de famosos da televisão como garotos propaganda, como por exemplo: Malu Mader, Luana Piovani, Bebeto e Hortência querendo mostrar que realmente “Havaianas, todo mundo usa.”
Com o acontecimento da copa do mundo de futebol, a Havaianas, em 1998, lançou um novo modelo de chinelo o: Havaianas Copa. Esse produto se diferenciava dos outros porque vinha nas cores da bandeira nacional brasileira e também tinha na tira do chinelo uma bandeira do Brasil. Mesmo sem saber a Havaianas conseguiu despertar o patriotismo de brasileiros de fora e