Pesquisa de Escherichia Coli em carne
A carne bovina é um dos alimentos mais nutritivos consumidos pelo homem, constitui uma excelente fonte de proteína, minerais essenciais e vitaminas do complexo B. Contém todos os aminoácidos essenciais necessários ao bem estar físico, desenvolvimento mental e intelectual do homem. Segundo a Instrução Normativa n. 83 de 21 de novembro de 2003, entende-se por carne moída o produto cárneo obtido a partir da moagem das massas musculares de carcaças de bovinos, seguido de resfriamento ou congelamento.
Por ser amplamente consumida, revela-se de fundamental importância atentarmos para a qualidade higiênico sanitária da carne, que tem sido alvo de preocupação e destaque, uma vez que, uma variedade de perigos microbiológicos poderá ser veiculada pela carne, durante toda cadeia produtiva, até o consumo. Ela constitui também um meio altamente favorável para multiplicação bacteriana. Existem diversas fontes de contaminação da carne, dentre elas, destacam-se o abate do animal, tempo e temperatura de estocagem nos pontos de venda e varejo, higienização dos equipamentos e excesso de manipulação.
Objetivo
Pesquisar Escherichia Coli em carne.
Materiais e Método
Materiais:
Agar BEM
Água peptonada
Solução salina
Alça drigalsky
Ponteira
Pipeta
Balança
Espatula
Placa de Petri
Caldo LST
Tubo de ensaio
Método:
1. Com o auxílio da espátula, foi pesado 25g de carne moída (amostra) e colocado na balança;
2. No erlenmeyer foi colocada a amostra em 225 ml de água peptonada.
3. Foram feitos movimentos em círculos para homogeneizar.
4.Para a diluição pipetar 0,1 ml da amostra em duas placas de petri com a presença de Agar EMB (cada), e pipetar 1 mL em 3 tubos com a presença de LST (cada)
5. No tubo de 1:100 pipetar 1 mL do material do erlenmeyer (1:10), após a mistura com a ajuda do agitador magnético, é feita a diluição em três tubos com a presença de LST e duas placas com a presença de Agar EMB.
6. No tubo de 1:1000 pipetar