DESAFIOS DA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE NO BRASIL
Em resumo, transportar mercadorias no Brasil - altamente dependente do modal rodoviário - garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo é um desafio e tanto. O transporte é uma das principais funções logísticas, pois representa uma parcela significativa dos custos para fazer com que produtos cheguem das indústrias ao mercado consumidor, atendendo às prioridades de entrega.
Tem, portanto, papel fundamental na qualidade do serviço que é prestado ao cliente. Dessa forma, o transporte é fator crítico para que seja atingido o objetivo logístico: produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo e ao menor custo possível.
As companhias brasileiras vêm buscando atingir esse objetivo em suas operações, a fim de obter diferenciais competitivos. As transportadoras contratadas pelas indústrias tem papel-chave nesse contexto e precisam cada vez mais investir em profissionalização e em formas de otimizar seu negócio e garantir melhor planejamento e controle para que os objetivos logísticos sejam cumpridos de modo satisfatório.
A regra é que não haja impactos aos clientes no recebimento de suas mercadorias, pois, dependendo do setor, atrasos na entrega de produtos podem significar prejuízos gigantescos. Qual a saída então para tantos desafios?
Planejamento é, sem dúvida, a palavra que aparece em primeiro lugar na lista nesse contexto, e uma ferramenta analítica de planejamento será, claramente, uma importante aliada. As empresas que têm no transporte