Pesquisa de Campo Educação não Formal
Durante o estágio curricular a equipe de estágio deve a oportunidade de conhecer como funciona o trabalho de seleção, capacitação, treinamentos e de reciclagem, em uma loja de lingerie, que tem a sede e filial dados da empresa. A empresa se mantém por recursos próprios, que são captados a partir da venda em atacado e varejo.
O objetivo da empresa é aumentar sua cartela de clientes, e para isso é preciso encantar, fidelizar e tornar a clientela mais que satisfeita, a ponto de não pensando em mais ninguém,além de sua empresa, quando o assunto for compra lingerie.
O público alvo são homens e mulheres em todas as faixas etárias, que fazem parte das classes B e C. Grande parte da clientela é formada por revendedoras de lingerie, que utiliza a loja como ponto de apoio para aquisição e trocas de mercadorias, que são vendidas de casa em casa.
A equipe de funcionários é formada pela proprietária que é responsável por toda parte administrativa: contratação, demissão, pagamento de funcionários e fornecedores, tributos e etc, ainda supervisionar, direcionar o trabalho dos demais funcionários ,capacitar a equipe e outros.
A equipe é composta também por seis vendedoras, que são responsáveis por repor mercadorias, atendimento no caixa e aos clientes, captar novos representantes e outros.
A loja ainda conta com uma equipe externa que é composta por revendedores, que vendem as mercadorias de casa em casa. Estes não têm vínculo empregatício com a empresa.
A loja é enquadrada como uma instituição de educação não-formal, pois realiza um trabalho pedagogico de treinamento e capacitação de seus funcionários, mesmo sem ter nenhum pedagogo responsável por esta parte de treinamento e capacitação. Mas acredita que é necessário capacitar para alcançar os objetivos com sucesso, assim como dizia Chiavenato (1999):
Toda organização deve ser construída sobre uma base sólida de informação e de comunicação e não apenas sobre uma hierarquia de autoridade.