Educação não formal
6º período pedagogia
Professora: Rita
A educação não formal A educação não formal foi sendo construída em textos sobre influência de vivencias praticas. A disciplina educação não formal compõe a grade curricular da maioria dos cursos de educação ou pedagogia também nas faculdades e universidades particulares. A lei de diretrizes e bases da educação nacional abriu caminho institucional aos processos educativos que ocorrem em espaço não formal ao definir a educação como aquela que abrange “processos” formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organização da sociedade civil e nas manifestações culturais, também assinala a importância e a necessidade de formarem educadores para atuarem também nos espaços não escolares. Educação não formal também ampliou-se no plano internacional e tornou-se usual na linguagem pedagógica educação não formal nos ofereceu uma panorâmica sobre a importância atual das aprendizagens, saberes e conhecimentos existentes fora das escolas, no seu entorno. A mudança social rompe com as velhas coordenadas espaço tempo do ensino aprendizagem. A presença do conhecimento fora das instituições dedicado exclusive a criação e transmissão pode também ser considerado uma característica da sociedade informacional.
Qualquer iniciativa precisa da cooperação, em configuração de geométrica variáveis, como pessoas, grupos e organização do entorno que possuem certos tipos de informação e de conhecimento em uma medida inalcançável para a escola e o professorado.
1ª Parte
Educação não-formal: a busca para a construção de um conceito
Este texto é parte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo analisar o protagonismo da sociedade civil em ações coordenadas por ONGs, movimentos e redes solidárias na área da educação em geral. Uma das questões desta pesquisa é investigar as formas educativas existentes no