Pescado
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Tecnologia de Alimentos
Tecnologia do Pescado I
1 - Título:
CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS PESQUEIROS
2- Introdução
O conceito de controle da qualidade engloba os seguintes itens: orientação ao cliente, qualidade em primeiro lugar, ações orientadas por prioridades, fatos e dados, controle de processos e da dispersão e investigação das causas, identificação das verdadeiras necessidades dos clientes, evitar que erros já identificados sejam cometidos novamente e comprometimento da alta direção.
O controle de qualidade deve levar em consideração as expectativas e necessidades dos acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, comunidades e sociedade em geral.
O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades marinhas do mundo. Sendo assim, o estudo de particularidades, tais como características organolépticas, rendimento das diversas partes do pescado e biometria, ajudam na escolha dos pescados ideais para a comercialização.
2.1 Particularidades do Guaiúba: Conhecido popularmente como Guaiúba, tem como nome cientifico de Ocyurus chrysurus, da família Lutjanidae. Ocorre no Atlântico ocidental. No Brasil ocorre da região norte até a região sudeste. É uma espécie muito consumida no Nordeste do Brasil. Possui o corpo alongado com cabeça e boca relativamente pequenas. Dorso levemente azulado com pequenas manchas amarelas, uma faixa amarela vai do olho até o pedúnculo caudal. Flancos e ventre branco prateados. As nadadeiras dorsais e caudais são amarelas, e as nadadeiras anais e pélvicas são brancas. A caudal é bem furcada e grande, com o lobo superior mais desenvolvido. Medidas máximas: 86,0 cm de comprimento e 4,0 kg. Vivem próximos da costa sobre fundos de corais, também freqüentando fundos arenosos próximos de recifes. Formam pequenos grupos e quando são indivíduos maiores vivem mais isolados. Se alimentem principalmente a noite de pequenos peixes, caranguejos,