pescado
RELATÓRIO TÉCNICO DO CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
PESCADOS
CAREIRO
2013
CLÁUDIO MONTEIRO
,
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Bromatologia Direcionada a Nutrição, do curso técnico de nível médio em Nutrição e Dietética. do Centro de Educação Tecnológico do Amazonas - CETAM.
Profª. Esp. Orientadora: Carla Lopes
CAREIRO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1.CLASSIFICAÇÃO 6
2.PROTEÍNAS DOS PEIXES 6
3.CARBOIDRATOS 7
4.GLICOGÊNIO 7
5.LIPÍDIOS 7
6.VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS E MINERAIS 7
7. SINAIS 7
8.ALTERAÇÕES PRIMÁRIAS 7
9. ESPÉCIE DE MAIOR VALOR COMERCIAL 8
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
São numerosas variedades de peixes de grande valor econômico por serem muito apreciados no consumo humano, por suas características organolépticas particulares. Entre muitas outras, vale mencionar como exemplos algumas espécie como o pirarucu, tambaqui, pirapitinga, curimatã, pacu, surubim, jaraqui, sardinha,pescada etc.Assim os rios e as lagoas são fontes de peixes, em alguns casos sendo obtidos através de disseminação de alevinos para a piscicultura que é muito usada em nosso país. Entre as espécie,vale ressaltar que também tem valor não só na pesca comercial destacando-se na esportiva também, entre elas alguns espécie mencionados nos exemplos acima.
1.CLASSIFICAÇÃO
Para os fins nutricionais, vamos classifica-los por sua origens, podendo ser do mar ou de água doce e por seu teor de gordura, que varia muito em quantidade e qualidade variando de umaespécie para outra.
2.PROTEÍNAS DOS PEIXES
Tais proteínastem como características principal quantidade menor de tecido conectivo e, dentro dele, proporção muito menor de elastina que de colágeno tornando assim o seu conteúdo proteico semelhantes as de outras carnes somente 20%.
O valor biológico