o poder de coalizão
VARIAÇÕES LINGUISTICAS:
A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, transmitir conhecimento, e, sobre tudo, possibilitando o convívio social.
E dentre os fatores que a ela se relacionam destacam-se os níveis de fala, que são basicamente dois: O nível de formalidade e o de informalidade.
O PADRÃO FORMAL Está diretamente ligado a linguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais de um modo geral. Razão pela qual nunca escrevemos da mesma forma que falamos;
O PADRÃO INFORMAL Está mais ligado a linguagem descompromissada do cotidiano.
Compondo o quadro do padrão informal da linguagem, estão as chamadas variedades lingüísticas, as quais representam as variações de acordo comas condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.
Neste trabalho iremos enfatizar apenas o um tipo de variação lingüística, o regionalismo. Para exemplificar essa modalidade de variação lingüística será apresentado abaixo um breve texto com algumas palavras e expressões gaúchas, com a “tradução” na seqüência
Bah tchê! Eu estava indo de bicicleta no mercado comprar um cacetinho um negrinho e umas bergamotas, só pra lagartear no gramado do parque, porque estava um frio de renguear cusco. Quando de repente, descendo a lomba, na esquina da lancheria, um carro cruza a sinaleira fechada e me dar uma pechada. De dentro do carro sai uma guria gritando:
- Ta louco guri!
Vai ter que me pagar 200 pilas pra eu mandar fazer a chapeação! – e continuou – Se não eu vou apertar tanto o seu pescoço até pisar em você!
E para que eu pudesse conseguir pagar a tal guria, tive que “passar nos pila” a minha bicicleta. EXPRESSÕES: SIGNIFICADO:
BAH
BARBARIDADE
TCHÊ
EXPRESSÃO DE TRATAMENTO OU SAUDAÇÃO
CACETINHO
PÃOZINHO
NEGRINHO
BRIGADEIRO
BERGAMOTA
LARANJA CRAVO
LAGARTEAR
FICAR AO SOL DEITADO OU SENTADO EM