PERT CPM - Calculo do caminho critico
1
CÁLCULO DO CAMINHO CRÍTICO
Construída a rede PERT do projeto, devemos calcular as datas de ocorrência dos eventos iniciais e finais e, a partir delas, identificar as atividades críticas e as nãocríticas. Uma atividade é considerada crítica quando qualquer atraso em sua realização causa atraso na realização do projeto como um todo. São as atividades cuja realização não apresenta folga de tempo. Por sua vez, as atividades não-críticas são aquelas que apresentam folga e que podem sofrer algum atraso, dentro de certos limites, sem atrasar o projeto.
O cálculo das datas de início e fim das atividades é feito diretamente no diagrama por meio de manipulações matemáticas simples. Para isso, vamos definir":
• Cedo de um evento: é a data mais cedo possível para a ocorrência do evento, considerando-se que as atividades anteriores não se atrasaram.
• Tarde de um evento: é a data mais tardia para a ocorrência do evento, sem causar atrasos nas atividades seguintes.
Regras para cálculo dos cedos dos eventos
1. Considerando-se que o evento inicial tenha cedo igual a O, o cedo de cada evento é o cedo anterior mais a duração da atividade.
2. Quando em um evento chegam duas ou mais atividades, o cedo é considerado o maior entre os valores calculados anteriormente.
Na figura abaixo são indicados os valores dos cedos e tardes de uma atividade genérica.
TARDE DO
EEVENTO FINAL
Regras para o cálculo dos tardes dos eventos
1. Considerando-se o tarde do evento final igual ao cedo calculado pelas regras anteriores, o tarde de cada evento é o tarde posterior menos a duração da atividade.
2. Quando de um evento partem duas ou mais atividades, o tarde é considerado o menor valor entre os valores calculados anteriormente.
Exemplo: Considere um projeto composto das atividades relacionadas na tabela a seguir. ATIVIDADE
A
B
C
D
E
F
G
DURAÇÃO
4
6
5
6
6
8
6
DEPENDENCIA
--AeB
B
AeB