Pert – progream evaluation and review technique
1724 palavras
7 páginas
PERT – PROGREAM EVALUATIONAND REVIEW TECHNIQUE
CPM – CRITICAL PATH METHOD
SANTO ANDRÉ
2012
ALUNOS: NOME 99999 3ºBA NOME 99999 3ºBA NOME 99999 3ºBA Cristiano Franklin Ferreira 16518 3ºBA
PERT – PROGREAM EVALUATION
AND REVIEW TECHNIQUE
CPM – CRITICAL PATH METHOD
Prof. Me.
2012
PERT – “Program Evaluation and Review Technique”
Na administração, a Técnica de Avaliação e Revisão de Programas, (do inglês PERT - Program Evaluation and Review Technique) é uma ferramenta utilizada no gerenciamento de projetos, e tem como objetivo facilitar o desempenho das seguintes funções administrativas: * Estabelecer programações objetivas para economia de tempo; * Programar recursos disponíveis para sua utilização eficiente; * Indicar, com a devida antecedência, pontos de estrangulamento na execução de programas ou no controle de custos; * Rever planos a fim de adaptá-los à realidade observada durante sua execução.
Tais funções, por sua própria natureza, sempre foram consideradas típicas do administrador. Contudo, com a crescente complexidade dos projetos industriais, seu planejamento e execução passaram a absorver demasiado tempo, acarretando, em conseqüência, danosos efeitos à organização da empresa.
A compreensão da importância da incerteza pode ser evidenciada em uma perspectiva histórica, como veremos a seguir.
O esforço bélico empreendido durante a Segunda Guerra Mundial e, depois, na “Guerra Fria”, catalisou o desenvolvimento de novas metodologias gerenciais, tornando aplicável muito do que a ciência havia gerado até então.
O Projeto Pollaris, para a construção de um submarino nuclear em 1957, é um desses marcos do gerenciamento. Cercado de riscos e incertezas, o projeto mobilizava milhares de organizações, com uma logística complexa e metas bastante ambiciosas. A Marinha norte-americana criou um