Persépolis
No alto das montanhas mo norte da Mesopotâmia viviam pastores chamados Pé h d Pérsas. D Durante séculos estes f t é l t foram governados por d impérios poderosos que dominavam a Mesopotâmia. Primeiro viviam sob o domínio doa assírios e depois ficaram a mercê dos poderosos babilônios.
Mais um dia por volta de 550 a.C. um homem persa corajoso e inteligente chamado Ciro II subiu com suas tropas de cavalaria ao Vale do Rio Eufrates e desafiadoramente plantou-se diante dos portões da Babilônia que era a cidade mais importante da época. Lá nas muralhas da d grande cidade os b bilô i d id d babilônios riram d t pequeno grupo d i deste de guerrilheiros que acreditavam em poder derrotá-los. Mas os persas, liderados pelo seu comandante astuto e corajoso conseguiram derrotar os babilônios e conquistaram a cidade. Ciro tornou-se um grande rei poderoso e respeitado, como seu povo tinha sofrido sob o regime severo da babilônia jurou não ser tão cruel. Então permitiu que todos j seguissem suas religiões abertamente, foi por esse grande ato, que os judeus foram autorizados a retornar a Jerusalém e a reconstruir a templo. Os descendentes de Ciro II fizeram um império persa ainda mais forte. Essa nova geração de governantes era conhecida como Dinastia Aquemênida que reinou na Persa durante 300 anos.
Zaratustra se tornou um grande profeta, para ele não havia muitos deuses, deuses mas apenas um uma força única maravilhosa e criativa e essa um, única, criativa, força era chamada Aúra-Masda. Zaratustra ensinou que o sol reina com a sua luz durante o dia abençoando o mundo com a sua energia, mas quando ele se põe permite que a escuridão controle a noite essa noite, dualidade entre luz do dia e a escuridão da noite foi criado pelo Deus supremo Aúra-Masda e é aplicada a todos os aspectos da vida. Isso significa que o bem e o mal sempre estavam presentes no mundo