Perspectivas do setor sucroalcooleiro
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3
2 AÇÚCAR E ALCOOL..............................................................................................4
2.1 PRODUÇÃO..........................................................................................................5
3 POTENCIAL DE CRESCIMENTO...........................................................................6
4 CONCLUSÃO..........................................................................................................6
5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................
1 INTRODUÇÃO:
Desde que foi trazida para o Brasil, a cana-de-açúcar tem tido importante papel na economia nacional, sendo o país o maior produtor do mundo, seguido por Índia e Austrália.
Da matéria-prima, a cana-de-açúcar, produzem-se açúcar, álcool anidro (aditivo para gasolina) e álcool hidratado de preços diferentes. Cabia ao governo a responsabilidade pelo planejamento e a gestão desses mercados, mas a partir da década de 1990 essas tarefas foram repassadas integralmente ao setor privado. Hoje, prevalece o regime de livre mercado, sem subsídios, em que os preços são definidos de acordo com as oscilações de oferta e demanda.
A cultura da cana-de-açúcar espalha-se pelo Centro-Sul e pelo Norte-Nordeste do país em dois períodos de safra. No Centro-Sul, a colheita concentra-se no período de abril/maio a novembro/dezembro de um mesmo ano. Já na Região Norte-Nordeste, a colheita concentra-se no período de agosto/setembro de um ano até março/abril do ano seguinte.
Principal produtor e exportador de açúcar e álcool do mundo, o Brasil tem o menor custo de produção entre os principais competidores do mercado internacional, alem de liderar o conhecimento da biotecnologia da cana, junto com a Austrália e a