Perspectivas do Ser Humano
PERPECTIVAS DO SER HUMANO NOS PERÍODOS:
1) Idade Antiga
Na idade antiga o ser humano era muito ligado às forças da natureza. Naquela época, a interação homem–natureza era estreita e vivenciada por ele como se ela fosse alguém que lhe era superior e a quem devia obediência. Em sua complexidade, vivia uma dicotomia: sentia-se filho da natureza, portanto, fazendo parte dela, mas sempre brigava para dominá-la e sair do sentimento de subjugação que sentia em relação a ela. Os homens acreditavam na existência de deuses que comandavam as forças do Universo e o destino dos homens. Política e religião andavam juntas, o povo acreditava que seus reis tinham este poder dado pelos deuses.
2) Idade Média
O período conhecido como Idade Média vai de 476 a 1453 d.C. na Europa. Uma das principais características desse período é a visão teocêntrica, que coloca Deus como centro de tudo, sendo o homem apenas uma criatura, que embora tendo parte da natureza divina, é um ser decaído, banido do Paraíso. A Igreja Católica estava acima das sociedades e dos reis, usando a visão teocêntrica para justificar o domínio de reis e senhores feudais sobre os demais e dela própria sobre todos, sendo a "ponte" entre Deus e os homens.
3) Idade Moderna
O termo Idade Moderna, apesar de identificar algo novo ou atual, não se refere aos nossos tempos, ao século XXI. Ele se refere, historicamente, ao período compreendido entre os séculos XV e XVIII e foram os europeus desse tempo que se autodenominaram modernos. Ser moderno, segundo os intelectuais dos séculos XV e XVI, era estar em sintonia com os avanços das ciências e das novas mentalidades. Era, portanto, não mais acreditar apenas na transcendência, ou seja, na divindade, mas também na materialidade e individualidade do ser humano; concebê-lo, enfim, como um ser que possui sonhos, desejos e paixões. Havia um lugar para Deus naquele mundo, mas o homem agora