Perspectiva Sistemica
INTRODUÇÃO
No contexto atual do universo globalizado, as empresas procuram estabelecer a sua estratégia visando vencer as barreiras da competitividade.
A análise do ambiente interno e externo das corporações faz-se necessário para entender qual a melhor estratégia a ser incorporada, uma vez que essas serão as diretrizes a predominar no ambiente da empresa.
A condução dos negócios tem diferentes focos dependendo de qual a visão de estratégia escolhida pela governança corporativa e que deverá ser difundida nas bases da companhia. Então, é no planejamento estratégico que é necessário determinar a estratégia correta a ser implementada.
1.0 O que é estratégia
A palavra estratégia quando pesquisada está ligada principalmente a questão militar, quando se buscava ter o significado nesta palavra no intuito de dizer “vencer o adversário”. No ambiente corporativo não tem grande diferença, pois realmente as empresas estão constantemente em “guerra” e precisam investir em uma estratégia como forma de se manter viva em um mercado a cada dia mais competitivo.
Para que uma empresa tenha bons resultados deve estar com sua estratégia traçada, isto é, a empresa deve ter um objetivo concreto e planejar-se para cumpri-lo e, consequentemente, obter um bom retorno ao longo prazo.
Outro fator importante para uma boa estratégia é a empresa saber exatamente qual o ramo ou setor em que atua e, assim, poder determinar sua posição neste mercado. Desta forma, o desempenho da empresa dependerá de sua rentabilidade neste setor de atividade.
Portanto definir a estratégia da empresa é criar uma proposição de valor único, isto é, fazer com que as atividades desempenhadas pela empresa sejam projetadas para demonstrar e entregar ao cliente valor único para aquele determinado produto ou serviço.
A estratégia está ligada ao resultado e as formas de alcançá-lo. Segundo Whittington (2002, p. 2), a estratégia está dividida em quatro abordagens genéricas,
A abordagem