1229494602/30
1085 palavras
5 páginas
1 IntroduçãoNo princípio de que a pedagogia, enquanto teoria da educação, tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa. Considera que sua constituição teórica apresenta-se marcada por elevados níveis de complexidade e precariedade. Assim, o que se propõe é identificar a pedagogia como campo do conhecimento, pois não se trata apenas de teorias científicas, na medida em que envolve outras formas e outros tipos de conhecimento.
O pedagogo deve procurar analisar de forma crítica o embasamento legal da organização do sistema educacional brasileiro, identificando o espaço educativo, as áreas de atuação e a construção dos pilares da educação. É importante entendermos as temáticas aqui abordadas para poder transitar e acompanhar o que acontece na esfera da instituição e constituição da escola para assim compreendê-la. Com uma visão mais ampla que não se restrinja somente ao fazer pedagógico, mas ao sistema educacional como um todo.
2 DESENVOLVIMENTO
Nascido na Europa, tendo como um dos fundadores o suíço Adolphe- Ferreiére, e América do Norte, chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de Rui Barbosa, e exerceu grande influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o país passava por uma série de transformação sociais, políticas e econômicas.
O mundo vivia, na época, um momento de crescimento industrial e de expansão urbana, nesse contexto, um grupo de intelectuais brasileiros sentiu necessidade de preparar o país para acompanhar esse desenvolvimento.
A educação era por eles percebida como o elemento-chave para promover a remodelação requerida. Inspirados nas idéias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos á educação, esses intelectuais viam num sistema estatal de ensino público, livre e aberto, o único meio efetivo de combate ás desigualdades sociais da nação.
O fim mais importante da escola ativa era o impulso espiritual da criança e o desenvolvimento da autonomia moral