trabalho de gest o
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – DEFE
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TARDE/2015.1 SALA: 431
DISCIPLINA: GESTÃO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES
DOCENTE: Dr. JOÃO EVANGELISTA DAS NEVES ARAÚJO
GESTÃO DE PERSPECTIVA SISTÊMICA
AMANDA BEATRIZ PEREIRA LINHARES
ARTEMICE SOUZA
DANIELA COSTA DE SOUSA FERREIRA
IGOR FELIPE SOARES SIQUEIRA
TERESINA – PI
JUNHO 2015
SÍNTESE DO ASSUNTO
GESTÃO DE PERSPECTIVA SISTÊMICA
A discrepância entre as mudanças no mundo e a estagnação das escolas é tão grande que a educação institucionalizada atual requer medidas transformadoras para que a mesma volte a se integrar com os indivíduos que ocupam suas salas de aula e que poderão ser os agentes de mudanças do futuro. Diante disso a gestão em perspectiva sistêmica é um modelo de gestão que visa romper com os modos de percepção profundamente enraizados na sociedade na sociedade e na cultura e que põe suas ênfases sobre os indivíduos, às partes isoladas e a competitividade entre individualidades de pessoas e organizações.
Um modelo de gestão em perspectiva sistêmica tem implicação para superação dos dilemas atuais da educação e da sociedade. Essa gestão é estruturalmente baseada em informação, organizada em rede, prevalecendo uma lógica de conexões autônomas não lineares na formação de inter-relacionamentos e vínculos entre os elementos participantes da dinâmica organizacional, é também participativa e fundamentada nos princípios de alteridade e corresponsabilidade.
O elemento ativo nesse modelo de gestão é a informação, como função redutora de incertezas. A gestão sistêmica está baseada em um tipo específico de compromisso ético e de pauta referencial de valores, por isso ela emerge especialmente de círculos sociais, científicos e políticos comprometidos com as atividades terapêuticas, de saúde, ambientais, de inclusão social, entre outros.
No entanto essa perspectiva de gestão só é realizável se os