Perspectiva Política, Motta
!
!
• Da perspectiva da política e do barganho de interesses dentro da organização:!
A organização é vista como um sistema de relações, conflitos e conquista de poderes. A politicagem é usada de forma a ir ao encontro das partes interessadas sobre determinada situação/conquista. !
Presume-se, segundo Paulo Roberto Motta, que cada membro da organização possui interesses individuais para sua carreira ou vida pessoal, e dessa forma, agem no intuito de garantir sua satisfação profissional e pessoal.!
Em uma organização, é muito comum o surgimento de grupos de funcionários que se protegem ou conflitos sobre distribuição internas de recursos. Esses movimentos, em sua maioria, são políticos, mas podem gerar um extremo desconforto no ambiente organizacional e algumas medidas devem ser tomadas. !
A nova ordem organizacional tem como principal tarefa a solução de conflitos de ordem política, e uma de suas principais armas é a conscientização sobre o uso das ferramentas e recursos de modo a garantir os objetivos coletivos, a visão e a missão organizacional.!
!
• Apresentação do quadro:!
A perspectiva política se resume basicamente em 8 tópicos, que dizem respeitos à visão, utilização e conquista de poder dentro de uma organização. São eles: - concepção de poder, - uso do poder, - estrutura de poder, - relações de poder, - solução de conflitos, - acesso ao poder, comunicação, - liderança.!
!
A. A concepção de poder vista no início do surgimento de organizações formais baseava-se pelo topo. De forma elitista e unitário, o poder concentrava-se no cargo mais alto da organização. Hoje em dia, porém, essa visão tende a mudar. Cada vez mais vemos em empresas (especialmente as do ramo tecnológico, famosas por seus pioneirismos organizacionais) o surgimento de uma estrutura de poder descentralizada, com uma figura central chamada CEO (do inglês, Chief Executive Officer), rodeada por seus diretores ou vice-presidentes, que são