Perspectiva dualista de descartes:
A perspectiva dualista de Descartes:
Relações entre a mente e o corpo
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, como parte da conclusão do curso de especialização de formação docente em Filosofia oferecido pela Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor), sob orientação do prof. Marcos Antonio Alves.
São Paulo
2011
Agradecimentos
A realização deste trabalho só foi possível graças à colaboração direta ou indireta de muitas pessoas e instituições. Manifesto minha gratidão a todas elas e de forma particular: Ao Governo do Estado de São Paulo- Secretaria da Educação e UNESP; Escola Estadual “Modesto Tavares de Lima”; Ao meu orientador, Prof. Marco Antonio Alves. Suas leituras críticas e atentas deste trabalho, função necessária de um bom orientador, contribuíram na sua melhor apresentação; Aos tutores dos módulos da Redefor, que foram ausentes e cínicos e com isso me fizeram estudar mais. Expresso, por fim, meu agradecimento especial àqueles que, há muito tempo, vem me ajudando ou me ajudaram a chegar até aqui meu esposo Fabio (que com suas intermináveis falas de ânimo me ajudaram a não desistir), e ao meu bebe que esta preparando sua chegada ao mundo exterior a meu ventre.
De resto, o verdadeiro emprego da nossa razão para a conduta da vida não consiste senão em examinar e considerar sem paixão o valor de todas as perfeições, tanto do corpo quanto do espírito, que podem ser adquiridas através da nossa conduta, a fim de que, sendo normalmente obrigados a privar-nos de algumas para ter as outras, sempre escolhamos as melhores.
René Descartes, in 'Carta a Elisabeth'
Sumário
Resumo 2
Introdução 2