Personalidades da qualidade
Armand Feigenbaum - é considerado o “pai” da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na organização, e que não é possível fabricar produtos de alta qualidade se o departamento de manufatura trabalha isolado.
Chester Barnard - foi dos primeiros a estudar os processos de tomada de decisão, o tipo de relações entre as organizações formais e informais e o papel e as funções do executivo. Douglas McGregor - psicólogo social especialista em comportamento humano, professor do MIT e de Harvard, tornou-se famoso pela sua teoria X (gestão autoritária) e teoria Y (gestão participativa) criada em 1960.
Frederick Winslow Taylor - é considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas.
Genichi Taguchi - desenvolveu uma metodologia que utilizava a aplicação de métodos estatísticos objetivando melhorar a qualidade dos produtos manufaturados.É conhecido mundialmente através de vários autores como um dos "Gurus ou Notáveis da qualidade".
Henry Ford - fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo, registrou 161 patentes nos EUA. A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como linha de montagem.
John Naisbitt - trabalhou como alto executivo na IBM e na Eastman Kodak e recebeu uma distinção internacional do Institute of Strategic and International Studies, em Kuala Lumpur. Foi assistente dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson.
Joseph Moses Juran - é considerado o pai da revolução da qualidade do Japão e um dos colaboradores na sua transformação em potência mundial.
Kaoru Ishikawa - teve papel