Pertsonalidade, caráter e tempreramento

4301 palavras 18 páginas
PERSONALIDADE – CARÁTER - TEMPERAMENTO

Todos sabem o que é personalidade, mas ninguém pode descrevê-la. Existem centenas de definições. De maneira ampla estão colocadas em três classes:
- efeito externo,
- estrutura interna,
- positivista.

EFEITO EXTERNO

Quando dizemos que alguém tem ou não personalidade estamos errados. Todos têm uma personalidade que ajuda a determinar os limites do sucesso, felicidade e realização que alcançam.
Quando dizemos que alguém tem ou não personalidade estamos querendo dizer que a pessoa consegue ou não causar impacto ou impressão em outras pessoas.

Ex: Formula p/ carta de recomendação – pede avaliação de um candidato quanto à personalidade. (Neste caso o que se deseja é: uma avaliação da eficiência ou da atração social do candidato).

Concepção popular de personalidade:

Conjunto de traços que são socialmente atraentes e eficientes. |

No sentido psicológico - não se pode aceitar a afirmação – ter mais ou menos personalidade.

Pessoas que não têm atrativos (encantos) são tão bem dotadas de personalidade quanto as atraentes são igualmente interessantes para a ciência.

Um pouco mais complexas, mas com o mesmo sentido alguns psicólogos aceitam a visão social e externa de personalidade e assim a definem:

“Personalidade é: * A soma total do efeito provocado por um indivíduo na sociedade. * Hábito ou ação que consegue influir em outras pessoas. * Respostas apresentadas pelos outros ao indivíduo, considerado como estímulo. * O que os outros pensam de você. |

Existe um aspecto que justifica essas definições baseada no efeito externo:

* Nossa personalidade somente pode ser conhecida através do julgamento feito pelos outros. * Se não influímos nos outros como poderemos ser conhecidos?

Mas o que ocorre quando influímos de diferentes maneiras em diferentes pessoas?
Teremos muitas personalidades?
Às vezes não ocorrerá alguém ter uma impressão correta enquanto o outro, impressão

Relacionados