Personalidade
IDENTIDADE é o que a empresa é – desde sua infraestrutura, seus valores, sua história etc. Incluem-se na identidade também todos os conceitos e fatos que formam a “pessoa” que ela é.
Em outras palavras, é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc., construídos ou produzidos por uma organização.
IMAGEM é uma percepção que se tem da organização, seja diante de uma ação da empresa, de uma reportagem. É, portanto, aquilo que se percebe ou que se conclui em determinado momento a partir do que se sabe a respeito da empresa. A imagem pode ser adquirida por meio diferentes meios, a saber: um contato direto com a empresa, uma promoção efetuada, sob a forma de evento – venda, seminário, debate, encontro de clientes e/ou de fornecedores etc. Trata-se de uma construção que se torna sólida na cabeça de seus públicos a partir do modo como essa imagem se projeta.
REPUTAÇÃO é uma parte bem importante, que muitas empresas começaram a entender o real sentido há pouco tempo. Reputação é o que uma empresa constrói com o passar do tempo, é o conjunto de imagem percebida pelos públicos em um longo período de tempo, são as ações da empresa, seu posicionamento diante diversas situações, a forma como lida com a comunidade a sua volta.
A função social da comunicação institucional: reputação e confiança
Muita gente ainda vê a comunicação institucional como uma área predominantemente política, mas sua função social deve ser sempre destacada. Assim é, porque as empresas precisam se comunicar com seus públicos, sejam eles clientes, acionistas, terceirizados, fornecedores, enfim, todo o público que a envolve.
Como se explica a participação da sociedade
Hoje em dia, as empresas precisam fazer mais do que se importar com seus lucros no mercado de trabalho: é necessário se comunicar com a sociedade, informando-a a respeito do que faz e comunicando-a em relação a seus produtos, mostrando valores