Mestre
Aminoácidos são moléculas orgânicas constituídas por um átomo central de carbono, o qual liga-se a um átomo de hidrogênio, um grupamento amina (NH3+), um grupamento carboxila (COO-), e um grupamento R, referido como cadeia lateral. A ligação de um aminoácido a outro é chamada de ligação peptídica, e se dá pela união do grupo carboxila de um ao grupo amina de outro, ocorrência a qual é acompanhada pela perd de uma molécula de água. Esse conjunto de aminoácido interligados é o que constitui as macromoléculas orgânicas de elavado peso molecular demominadas proteínas.
As proteínas desempenham diversas funções em um organismo, entre elas a capacidade de catalisar reações (proteínas especializadas em catálise são denominadas enzimas); a função estrutural, já que as proteínas participam da arquitetura celular, conferindo formas, suporte e resistência; função de transporte (hemoglobina, por exemplo, presente nos glóbulos vermelhos transporta gás oxigênio para os tecidos); função de defesa (os anticorpos são proteínas que atuam defendendo o corpo contra os organismos invasores); dentre outras.
A supracitada união de aminoácidos por ligação peptídicas, que tem como resultado uma longa cadeia semelhante a um colar de contas, define a estrutura primária das proteínas. Uma sequência de aminoácidos unidos por ligações peptídicas formam uma cadeia peptídica, e a estrutura secundária das proteínas consiste no dobramento da cadeia peptídica em estruturas regulares, e duas estruturas importantes são as α-hélices e as folhas β pragueadas. A estrutura terciária consiste no arranjo tridimensional das estruturas secundárias numa cadeia polipeptídica; a função das proteínas pode ser dependented direta de estrutura tridimensional. Por fim, há a estrutura quaternária. Algumas proteínas são compostas por mais de uma unidade polipeptídica (cadeia cadeia peptídica, e a conformação espacial destas cadeias, juntas, é que determina a estrutura quaternária.
Este relatório