Personalidade e valores
O que é personalidade?
Porque algumas pessoas são calmas e passivas e outras agressivas e agitadas?
Quando falamos sobre personalidade não estamos nos referindo a um rosto sorridente, a uma pessoa que tem charme e atitudes positivas diante da vida. A visão da psicologia sobre personalidade descreve o crescimento e desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo.
A definição de personalidade mais aceita foi proposta por Gordon Allport, há mais de 70 anos. Para ele, personalidade “é a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicofísicos do indivíduo que determinam seu ajuste individual ao ambiente.”
A personalidade é o conjunto de todas as características afetivas, emocionais, cognitivas e dinâmicas relativamente estáveis e habituais da maneira de ser de uma pessoa que estabelece a sua forma única de agir e reagir ao ambiente e às situações que vivencia, estabelece também a forma de como nos relacionamos com as outras pessoas.
Mensurando a personalidade: A maneira mais comum de mensurar a personalidade é utilizar questionários de auto-avaliação. Porém, apesar de essas auto-avaliações funcionarem bem quando bem feitas, uma de suas deficiências é que o candidato pode mentir ou administrar a imagem que quer transmitir para causa boa impressão. Outro problema é a precisão, um candidato apto para exercer as funções propostas pelas organizações pode simplesmente ter estado em um dia de mau humor quando o levantamento foi feito, o que prejudicaria seu desempenho e isso tornaria o resultado do teste menos preciso.
Determinantes da personalidade: A personalidade pode resultar da hereditariedade e do ambiente. A abordagem hereditária argumenta que a explicação definitiva para a personalidade está na estrutura molecular dos genes, localizada nos cromossomos. Pesquisadores em vários países estudaram milhares de pares de gêmeos idênticos que foram afastados no nascimento e criados separadamente por muito tempo. Os pesquisadores