permanecia dos voluntarios: o caso do acolhimento residencial
Permanência dos voluntários
- O caso do acolhimento residencial -
Carla Sofia Silva Andrade
Dissertação submetida como o requisito parcial para a obtenção do grau de
Mestre em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores
Orientadora:
Professora Doutora Ana Margarida Passos, Professora Auxiliar
ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa
Setembro, 2010
I
RESUMO
O presente estudo descreveu e analisou o trabalho voluntário não renumerado desenvolvido nos Lares de Infância e Juventude e Centros de Acolhimento Temporário de crianças e jovens em risco. Este estudo foca-se na importância da questão da permanência dos voluntários como uma mais-valia para estes equipamentos sociais e para o desenvolvimento do voluntariado.
Mais especificamente, a investigação incide sobre a percepção do suporte organizacional de quem faz o voluntariado de forma a verificar se este processo cognitivo interfere com o desejo de continuidade na instituição.
Assim foram identificadas na literatura um conjunto de dimensões disposicionais e organizacionais que explicam o comportamento continuado do voluntariado e procurou-se verificar se esta conduta poderia ser explicada pela mediação da percepção do suporte organizacional e identificação com o papel de voluntário neste tipo de organizações.
A operacionalização desta proposta de investigação foi empiricamente testada através da aplicação de um questionário a 80 voluntários.
A título conclusivo podemos afirmar que a POS é, neste estudo, a variável mais importante na continuidade do trabalho voluntário que media a relação entre as características organizacionais e a satisfação.
Palavras-chave: voluntariado social, percepção do suporte organizacional, acolhimento residencial, continuidade do voluntario.
Classificação:
3373 Community and Social Services
2959 Childrearing e childcare
3660 organizational Behavior
3365 Promotion & Maintenance of health