Palmilhas
1. INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------
2. REVISÃODA LITERATURA--------------------------------------------------------
2.1 Palmilhas Mecânicas e Posturais ------------------------------------------------ 2.2 Tipos de Palmilhas-----------------------------------------------------------------
3. CONCLUSÃO --------------------------------------------------------------------------
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ----------------------------------------------
1. Introdução
As palmilhas são órteses que faz a interfase entre o pé e o calçado, é um importante instrumento de correção e afecções nos pés e pode ser fabricada em diversos materiais de acordo com as necessidades de cada pessoa. Existem as palmilhas básicas, de conforto, as palmilhas para pés diabéticos e as esportivas, cada uma feita com um material especifico para cada necessidade.
2. Revisão da Literatura
2.1. Palmilhas mecânicas e posturais
A palmilha reveste o interior do calçado e é uma órtese que faz a interface entre o pé e o calçado. A palmilha é um importante instrumento de correção e de compensação nas afecções dos pés, na fase de apoio quando acontecem às trocas de forças com o solo, assim se observa a principal ação das palmilhas, elas são capazes de modificar o apoio do pé e participar na biomecânica da marcha, corrida e salto, aliviando áreas de sobrecarga e dor, podem se adaptar aos mais variados tipos de calçados (ZORZENON).
As palmilhas posturais, como são chamadas, diferem das palmilhas atualmente utilizadas, chamadas de palmilhas mecânicas, pelo fato de utilizarem mecanismos de atuação distintos. Foi idealizada na Europa e grande parte pelos franceses (ZORZENON).
A palmilha postural proporciona o alinhamento da pisada e da postura, distribui adequadamente as cargas de pressões exercidas nos pés, assim, previne alterações nos pés, joelhos,