Educação fisica
Entre o pé e o tênis do corredor existe um detalhe importante para prevenir lesões e corrigir a pisada: a palmilha. Especialistas mostram que se o revestimento inferior do calçado for inadequado a postura pode ser afetada e também prejudicaria a prática do exercício.
A fisioterapeuta Leandra de Santana, de 33 anos, explica que cada pessoa tem a sua palmilha. Na verdade, as suas peças que vão dentro dela, de acordo com avaliação.
- Aquela palmilha que vem dentro do tênis, na verdade, não é corretiva, é apenas um acabamento. Os pés influenciam na postura e quando a gente detecta que eles podem estar causando uma dor, usa-se a palmilha para alinhar a pessoa e auxiliá-la na diminuição da lesão - disse a especialista.
As palmilhas que são específicas para a corrida possuem um propulsor na região anterior e um absorvidor de impacto. Para o técnico esportivo, Rafael Kohler, a diferença entre quem utiliza a planilha com os que não a usam é bem nítida.
- O que usa a palmilha consegue treinar durante o ano todo e não sente lesão, enquanto o outro é obrigado a interromper o treino por alguma dor ou compensação que vem fazendo - declarou.
O fisiologista Turibio Barros ressaltou que quando alguém busca na palmilha uma forma de corrigir um problema biomecânico ou estrutural, vai correr sempre o risco de, além de não corrigir a disfunção, acabar aumentando o problema.
- Estas considerações são pertinentes à ideia de uso das chamadas palmilhas ortopédicas, que certamente possuem algumas indicações específicas, porém devem ser utilizadas em casos muito especiais e após cuidadoso estudo por profissionais competentes - encerrou.
Portal Ed.