Periodos pre historicos
- ORDOVICIANO - A fauna desse período é composta por diversos invertebrados, peixes primitivos e algas que e marca o fim do período glacial que se iniciou no final do Éon Proterozóico.
- SILURIANO - surgem os cefalópodes e os recifes de coral. É nesse período que começam a surgir os primeiros peixes com mandíbulas e as primeiras plantas terrestres, além de insetos parecidos com centopéias e aranhas.
- DEVONIANO - se caracteriza pela intensa sedimentação nos continentes.
- PERMIANO - A fauna desse período já era bastante diversificada com presença de moluscos, braquiópodes e insetos. As plantas tiveram que se adaptar às terras secas desse período (diferente dos períodos anteriores, de terras úmidas e pantanosas). Já existiam os anfíbios e répteis, bastante evoluídos, além de alguns mamíferos.
CURIOSIDADES –
-Os principais foram os “trilobitas” (tri= três, lobitas= lobos), que constituem cerca de 70% dos fósseis encontrados deste período e raramente passavam de 10 cm. Mas, alguns chegavam a alcançar até 1m. O mais intrigante da Era Paleozóica era que durante a maior parte da história do planeta, a Terra foi dominada por seres microscópicos e, então, num período bastante curto (para a história do planeta) de cerca de 40 milhões de anos a evolução deu um “salto” que ficou conhecido como “transição do período cambriano” ou “explosão cambriana”.
-SILURIANO - É nesse período que Laurentia, Europa e Sibéria colidem formando a Laurásia. A Gondwana que no final do período anterior estava no hemisfério sul, começa a se locomover de encontro a Laurásia.
- DEVONIANO - É nesse período que surgem os primeiros peixes dotados de pulmões. Habitantes de rios de água doce, eles dariam início ao modo de vida anfíbio. As árvores já atingiam o porte das árvores atuais, tendo evoluído bastante até então.
- O final do paleozóico marca a maior extinção em massa já ocorrida no nosso planeta,