Índios brasileiros
Curso de Licenciatura em História
Semestre: 2º Semestre
Disciplina: Povos Ameríndio
Nome: Karina Flausino Diaz
História dos índios no Brasil
1.0 Arqueologia Amazônica
A região amazônica sempre foi debatida sobre o desenvolvimento das culturas indígenas. Sendo ela centro das atenções por muito tempo, acredita-se que por ser um ambiente pobre comparando com o ambiente o qual os andinos viviam, por aqui era um risco enorme e pouco provável para adaptação do homem.
Essa visão da região na pré- história começou a mudar quando estudos mais aprofundados revelaram coisas que não eram imaginadas, um grande patrimônio arqueológico.
Apesar de não ser fácil construir essa nova visão, alguns aspectos são importantes para datar com mais precisão as informações de que essas novas pesquisas confrontam os estudos sobre o escasso desenvolvimento humano na Amazônia pré- histórica. O desenvolvimento humano na região pode ser dividida em três escalas sendo a primeira tendo as terras ocupadas por nômades que eram caçadores e coletores tanto nas várzeas como em áreas mais altas, depois vieram as primeiras aglomerações de forma sedentária, horticultura e cerâmica e logo depois surgem as sociedades indígenas de tamanho e complexidade cultural consideráveis no período pré-histórico tardio.
A ocupação pré- histórica ocorreu entre os séculos V e XV, a população nativa não foi reconhecida anteriormente, afinal, ninguém imaginava que fosse ocorrer um desenvolvimento cultural em uma terra considerada pobre.
Todos os desenvolvimentos culturais pré- histórica na América do Sul como a agricultura, cerâmica e complexidade cultural eram atribuídas aos andinos, ou seja, Império Inca. Acredita-se que o desenvolvimento indígena na Amazônia teve influência dos incas. Quanto ao padrão de vida na região da atual Amazônia, são apenas pequenos grupos que vivem em bando independentes e igualitários e aldeias que sobrevivem basicamente da agricultura, caça e pesca, esse estilo