Relatório visita técnica
Relatório II
Universidade Federal de Mato Grosso
Engenharia Civil
Tecnologia das Construções
3º Período
Professor Alex
16/05/12
Barra do Garças
Mato Grosso – Brasil
2012
Introdução
Após a primeira visita técnica realizada na obra da construção do
Planetário do Campus Universitário do Araguaia da UFMT, ficou prometida uma visita para quando fosse realizada a concretagem da laje, tendo o aprimoramento de conhecimentos vistos em sala de aula, na prática. A visita foi monitorada pelo professor Alex Neves e acompanhada pelo mestre de obras.
Materiais e Métodos
Concreto
A fabricação do concreto foi feita na própria obra, com o traço de 1 cimento : 2 agregado miúdo : 3 agregado graúdo, com pouca
quantidade de água, de forma que a mistura ficasse homogênea, mas não muito rala.
Foram feitos corpos de prova cilíndricos, que seriam levados a um laboratório independente para serem rompidos. Eles são armazenados em câmaras, até serem feitos os ensaios de tração, de tração na compressão diametral e tração na flexão. Após os ensaios, avalia-se se a resistência está de acordo com o contrato.
Concretagem da Laje
As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação. Feitas de concreto armado, elas podem ser prémoldadas ou concretadas no próprio local. As lajes concretadas no local, também chamadas de lajes maciças de concreto armado, devem ser projetadas por um profissional habilitado, que também orientará e acompanhará a sua execução. As lajes pré-moldadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tabelas.
As lajotas e as vigotas montadas de modo intercalado formam a laje. O conjunto é unido com uma camada de concreto, chamada de capa, lançada sobre as peças.
Antes de lançar o concreto, foi molhado muito bem, com pequena quantidade de cimento, todas as lajotas e vigotas para evitar que as peças absorvam a