Relatório coleta de sangue
CURSO DE FARMÁCIA - BIOQUÍMICA
RELATÓRIO SOBRE COLETA DE SANGUE VENOSO EM ADULTOS
HELDER B. MAIA
NITERÓI, 07 DE MARÇO DE 2012
INTRODUÇÃO
Coleta de sangue é um conjunto de ações entre pacientes e técnicos, significa que devemos ter agilidade, qualidade no atendimento e eficiência para menor sofrimento do paciente. Os pacientes devem estar tranqüilos para não haver nenhuma alteração nos resultados, a posição do paciente, o desconforto agregado à ansiedade do mesmo pode levar à liberação indevida de alguns analitos na corrente sangüínea também pode acarretar erros em resultados, de acordo com os tipos de exames solicitados pelo médico, o paciente deve fazer preparos para em conjunto com as ações do coletor, obter resultados precisos.
A coleta da amostra é parte fundamental na determinação de uma variável analítica, pois, sendo o único contato entre o paciente e o laboratório, a não observância da correta preparação deste paciente, conduzirá a erros significativos.
A exatidão da análise começa a ser obtida através da obtenção adequada da amostra, da utilização de material adequado e do respeito às variáveis pertinentes à coleta. Uma vez que a amostra é obtida e enviada ao laboratório os erros podem originar-se durante o período anterior à análise. A escolha para a venopunção representa parte vital do diagnóstico, existem diversos locais que podem ser escolhidos para venopunção; embora qualquer veia de membro superior que apresente condições para coleta possa ser puncionada, as veias basílicas mediana cefálica são as mais freqüentemente utilizadas. A veia basílica mediana costuma ser a melhor opção, pois a cefálica é mais propensa de formação de hematomas, já no dorso da mão o arco venoso dorsal é o mais recomendado por ser mais calibrosa, porém a veia dorsal do metacarpo também poderá ser puncionada.
MATERIAL E MÉTODO * Luva; * Seringas