Relatório de estágio coleta de sangue
Neste relatório de estágio supervisionado está contigo relatos a respeito da coleta de sangue que aconteceu no Laboratório Paulo Azevedo, unidade Senador Lemos. O mesmo ocorreu no período de 08 a 10 de novembro, num total de quatro horas diárias. O estágio de injetáveis e aferição da pressão arterial ocorreu no auditório da ESAMAZ, localizado na Municipalidade.
Podemos destacar que o estágio supervisionado é de grande valia para o aluno, haja vista, que é através do mesmo que podemos colocar em práticas as teorias estudadas em sala de aula. Através do estágio percebemos a importância e a necessidade de conhecermos as vias de administração através dos injetáveis, a coleta de sangue e a aferição da pressão arterial, pois essas técnicas são primordiais para o profissional de saúde que corriqueiramente atua na área. Observamos que a via de administração é o local onde o fármaco entra em contato com o organismo, desta forma devemos atentar para a biodisponibilidade de um medicamento, já que o fármaco só agirá nós sintomas apresentados se forem administrados corretamente.
Por fim, novamente ressalto a valia do estágio, que nos ajudará a despertar o verdadeiro sentido do profissional da área de saúde. Pois as teorias sairão do papel e serão aplicadas dia a dia.
2 PROCEDIMENTO DE COLETA DE SANGUE VENOSO
A escolha do local de punção representa uma das partes mais importantes do diagnóstico. Diversos são os locais que podem ser escolhidos para a venopunção. Embora qualquer veia do membro superior apresente condições para a coleta, as veias basílica mediana e cefálica são as mais frequentemente utilizadas. Podemos lembrar que a veia basílica mediana costuma ser a melhor opção, pois a cefálica é mais propensa à formação de hematomas. Algumas áreas devemos evitar como: áreas com terapias ou hidratação intravenosa de qualquer espécie; locais com cicatrizes de queimaduras; membros superiores próximos ao local