relatório de coleta de sangue
A coleta de sangue baseia-se num conjunto de técnicas entre profissionais e pacientes. Para ambos, é necessário que haja no momento da coleta, segurança, conforto e tranquilidade. Dessa forma, todo o ambiente deve ser preparado de forma segura e organizada, bem como os materiais que serão utilizados. Nessa técnica é indispensável que o profissional seja ágil, estritamente cuidadoso e ainda que possua eficiência para menor sofrimento do paciente.
Para realizar o processo de coleta de sangue, é necessário que o profissional seja bem preparado. Essa preparação pode ser por meio de cursos teórico - científicos. O conhecimento sobre as práticas e as reações que podem ocorrer, geralmente são vindas por meio de informações de outros profissionais.
A coletagem da amostra permite ao profissional analisar diversos aspectos. Alguns exames específicos exigem que o paciente faça uma preparação antes da coleta, uma vez que, se não seguidas as orientações devidas, pode haver alteração nos resultados. Outros tantos não exigem prepação, porém é necessário que o paciente esteja confortável e bem tranquilo para que não corra o risco de liberar analitos no sangue, que podem alterar os resultados das amostras.
Para uma melhor exatidão nos resultados é necessário uma boa observação feita pelo profissional no momento da coleta, uma vez que o contato entre o profissional e o paciente só se dá nesse momento, e depois, na hora da entrega dos resultados, portanto é necessário observar a posição, estado emocional, questionar sobre a preparação do paciente e etc.
Assim como o paciente deve ser responsável, o profissional deve possuir ainda maior responsabilidade. Todo o processo exige diversos cuidados, desde o momento da perfuração para coleta, até o momento da armazenagem das amostras, desde os materiais utilizados, até o momento exato da análise.
Para a determinação de algumas substâncias da amostra, torna-se necessário que haja uma armazenagem especial, com a presença de